![](https://static.wixstatic.com/media/4658ce_a803eb988e3347638b7963ec2d5fd632~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/4658ce_a803eb988e3347638b7963ec2d5fd632~mv2.jpg)
Aproximadamente 5% dos custos totais de um shopping vão para projeto de iluminação. Mesmo com toda a estrutura, arquitetura e decoração que estão presentes nestes enormes empreendimentos, a iluminação ainda assim é uma parte fundamental, pois garante eficiência energética dos gestores, assim como oferece segurança e conforto. No blog de hoje você saberá mais sobre a importância de um bom projeto de iluminação em shopping. Veja!
ESTRUTURA, ESTÉTICA E SEGURANÇA
Existem muitos shoppings pelo Brasil e a maioria têm características em comum, como terrenos grandes, obras variadas em numerosos pisos e cada um com iluminações diferenciadas conforme o público alvo. De maneira geral, os projetos atuais têm buscado integrar a luz artificial interna com a luz natural da área externa, para uma maior comodidade visual do cliente. Do mesmo modo, esses empreendimentos sempre possuem sancas e outros elementos visuais que precisam de uma iluminação especial para evidenciar a decoração, precisando então de uma maior demanda de equipamentos de iluminação e um projeto integrado à arquitetura do local.
Cada ambiente do shopping precisa de uma configuração de iluminação distinta, variando tanto na quantidade, como na intensidade, direcionamento e coloração das luzes. Por exemplo, as lâmpadas utilizadas no estacionamento é diferente das lâmpadas dos corredores, pois são para propósitos diferentes. Assim como também pode diferir entre as lojas do shopping, tudo vai depender do propósito da iluminação do local.
Se o projeto não for bom o suficiente, os clientes podem se sentir incomodados com o ambiente mesmo sem saber o motivo, mas o inconsciente traz a sensação de insegurança, falta de confortabilidade, preguiça ou até mesmo agitação, fazendo com que as pessoas fiquem menos tempo, e por consequência, diminua os lucros dos lojistas.
As lâmpadas LED têm sido as mais usadas em shoppings, por serem econômicas, potentes, terem vida útil longa e conseguir reproduzir cores dos objetos de forma extremamente fiel, deixando tudo mais atrativo aos olhos.
Além de diminuir os lucros dos lojistas, um projeto de iluminação incorreto possibilita o risco de falhas no suprimento de energia, curtos circuitos e apagões que é mais uma forma de prejuízo se não for feito em conformidade.
Por isso, um projeto bom de iluminação garante um ambiente iluminado da maneira mais eficiente e adequada, com o menor gasto de energia, valorizando toda a decoração e arquitetura do local, e deixando os clientes à vontade para comprar.
E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação em shopping? Então converse com a gente e faça o seu orçamento sem compromisso.
Comments