![](https://static.wixstatic.com/media/4658ce_c9c07376ac3748db9d54ec1797bd949b~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_558,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/4658ce_c9c07376ac3748db9d54ec1797bd949b~mv2.jpg)
Projetar a iluminação de um escritório, casa ou apartamento pode ser uma tarefa bem mais fácil quando comparada aos casos de uma iluminação industrial. Por questão dimensional, as indústrias precisam de projetos elétricos bem maiores variando de acordo com cada setor. Portanto, alguns questionamentos devem ser feitos para se obter um projeto adequado, e por consequência, uma iluminação eficiente.
Uma iluminação boa e adequada evita acidentes de trabalho, aumenta a produtividade dos funcionários e consome energia de maneira mais sustentável e econômica. É por isso que no blog de hoje iremos abordar dicas para seu projeto de iluminação ser bem sucedida na empresa. Confira!
1 - PROJETO ELÉTRICO FUNCIONAL
Ter um projeto elétrico dentro dos parâmetros é essencial para que tudo funcione do modo certo a curto e a longo prazo. Por isso deve ser feito por um profissional qualificado e com experiência em projetos de iluminação industrial. O recomendado é que seja elaborado uma estrutura elétrica e uma iluminação econômica que também seja eficiente, tudo de acordo com o ramo do negócio, pois cada indústria possui suas prioridades. Dedique tempo para refletir no seu projeto elétrico, pois através dele pode-se reduzir custos, garantir segurança, aumentar a produtividade, oferecer conforto visual, evitar acidentes e gerar um consumo menor de energia.
2 - NECESSIDADES DE CADA AMBIENTE
Para que a iluminação fique adequada com o ambiente, deve-se saber qual o objetivo e quais os serviços que o local da indústria oferece. Observe se tem objetos ou máquinas que possam interferir na luminosidade do setor, se a área exige mais ou menos luz para o trabalho que é realizado, ou se será preciso luz direcionada ou ampla, assim por diante. Tudo vai depender do segmento da indústria e o que é feito no local, mas independente de qual seja, as questões são as mesmas.
3 - IDENTIFICAR PONTOS QUE PRECISAM SER MAIS ILUMINADOS
Além de precisar saber quais são as necessidades de cada ambiente, também deve-se avaliar quais as áreas desse determinado ambiente devem ser mais iluminadas e de que maneira, por exemplo, piso, equipamentos, teto, área de circulação de produtos, local de inspeção e assim por diante. Desse modo, as escolhas dos tipos de lâmpadas e como devem ser colocadas fica muito mais fácil.
4 - OPTAR POR LÂMPADAS DE LED
As lâmpadas de LED na maioria das vezes será uma boa escolha, pois garantem uma excelente iluminação e possui inúmeras vantagens, como excelente custo-benefício, menor consumo de energia, alta durabilidade, baixo índice de manutenções, dentre outros.
5 - INSTALAR LÂMPADAS DE EMERGÊNCIA
Lâmpadas emergenciais são obrigatórias em locais grandes, com alto fluxo e onde a queda de energia pode gerar acidentes ou pânico, como nas indústrias. Para escolher as lâmpadas de emergência e sua potência, tudo vai depender do tamanho do espaço que precisa ser iluminado
6 - PENSAR NA DURABILIDADE DOS PRODUTOS
Quando estiver com a lista dos materiais elétricos e de iluminação para comprar, procure escolher produtos de qualidade e confiança. Essa hora não adianta querer economizar comprando algo desconhecido, que o barato pode sair muito mais caro, além do mais, a economia virá com menos manutenções, menos substituições, menos energia gasta, entre outros.
7 - FICAR ATENTO ÀS NORMAS
Enquanto o projeto estiver sendo feito, garanta que está seguindo todas as normas e exigências vigentes referentes à iluminação industrial, dessa forma evitará problemas futuros legais e de segurança.
8 - BUSCAR POR ECONOMIA E EFICIÊNCIA
Converse com várias pessoas e peça diversas opiniões, para que em conjunto seja tomada a melhor decisão para o seu projeto. Vise sempre um projeto econômico, porém eficiente para as necessidades da indústria. E não pense em economizar na compra dos materiais, lembre-se que produtos de qualidade geram economia no futuro.
E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação industrial? Então converse com a gente e faça já o seu orçamento sem compromisso.
Comments