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COMO ILUMINAR UMA LOJA?

Foto do escritor: Carlos AugustoCarlos Augusto


Planejar com cuidado a iluminação de espaços comerciais é fundamental, pois além de fazer o necessário, que é iluminar o ambiente, também direciona o público, aumentando as vendas e deixando o local mais aconchegante. No blog de hoje falaremos sobre alguns tópicos essenciais para deixar a sua loja com uma iluminação incrível e os seus clientes satisfeitos com ela.


1 - ESTABELEÇA O ESTILO DA ILUMINAÇÃO


A iluminação deve ser realizada de acordo com o perfil da loja, pois o maior objetivo é deixar o ambiente perfeito para o público. Com uma boa e planejada iluminação, o comércio já ganha visibilidade em relação aos concorrentes. A iluminação influencia nas cores do ambiente, ou seja, quando as lâmpadas são posicionadas na medida e lugar adequados, os produtos ficam mais expostos, ajudando nas vendas. Para que sua iluminação dê resultados, é essencial conhecer os tipos de lâmpadas e saber como cada uma pode ser usada.


2 - OPÇÕES DE LÂMPADAS


Lâmpadas halogenas incandescentes: são conhecidas por luz natural e por exibir de modo mais fiel as cores do ambiente. Possuem alta durabilidade e também são mais econômicas quando comparadas às incandescentes convencionais. Podem ser achadas em vários modelos e são mais caras que as lâmpadas incandescentes comuns.

Lâmpadas refletoras e dicroicas: são usadas em sua maioria em lugares que não se tem a intenção que o cliente fica por muito tempo, pois possuem fontes quentes e por consequência esquentam mais o local. Podem ser colocadas em vitrines e também em provadores pra agilizar as trocas. Essas lâmpadas não são econômicas e alteram a cor da parte mais exposta do objeto.

Lâmpadas fluorescentes: a luz dessas lâmpadas são frias distribuídas de modo igual pelo ambiente, ou seja, precisa-se de complementação na iluminação. São lâmpadas econômicas, de baixa temperatura e uma intensidade boa, por isso ajudam a não refletir em vidros de vitrines, além de possuírem diversos modelos.

LEDs: são uma inovação relativamente recente no mercado, podem ter a luz fria ou quente. Consomem pouca energia e tem alta durabilidade.


3 - MODALIDADE DE USO DAS LÂMPADAS


Luz dirigida: são luzes que podem ser utilizadas para iluminar um objeto em específico ou um plano de trabalho. E são as lâmpadas refletoras e dicroicas que são capazes de realizar essa função.

Luz difusa: as lâmpadas frias podem iluminar de uma maneira mais ampla, sem direcionamento para algo em específico. Para um bom resultado, deve-se evitar que essa iluminação entre em contato direto com superfícies escuras, pois o ambiente também ficará escuro. Dentro do local, precisa ter uma iluminação geral, mas também uma iluminação que deixa o ambiente mais sofisticado e dê o foco necessário para os objetos e peças que deixa a decoração mais bonita e/ou esteja para venda. Para isso é importante luminárias mais extensas como parte da decoração, misturando fontes frias e quentes. É importante ressaltar que a iluminação da loja sempre deve ser maior que a da rua, assim a vitrine ficará bem exposta e não servirá como um espelho. Lembrando do interesse pela sustentabilidade, procure por lâmpadas com maior tempo de vida, como as LEDs e incandescentes, para otimizar a energia, já que as lojas ficam abertas por muito tempo.


Não esqueça, o objetivo é deixar o ambiente aconchegante e confortável para que o cliente se sinta à vontade em suas compras e por consequência seu comércio aumente as vendas.

4 - DEFINA O SEU PÚBLICO


Para realizar o planejamento de como será a iluminação, é de extrema importância que esteja bem definido quem será o público que se deseja ter no seu comércio, pois assim você conseguirá estabelecer o que deve chamar mais atenção na loja. Se seu público for mais econômico, uma iluminação muito sofisticada pode espantar o cliente e o contrário também. Se for iluminação para um público mais popular, opte por uma luz mais abrangente, clara e uniforme, já para público com maior poder aquisitivo, opte por jogo de luz e sombra, combine luz quente e fria.


5 - INVISTA NA AMBIENTAÇÃO


Para destacar um produto use uma iluminação focada, pois trará brilho ao item e fará sombra, deixando-o mais valorizado e com maior valor agregado. Outra maneira de destacar algum objeto da loja é com o ângulo da iluminação e o feixe de luz. Os dois modos de destacar algo em sua loja deve ser feito com lâmpadas quentes. Para iluminar áreas mais abertas, o ideal é usar uma iluminação mais difusa, para obter sombras mais suaves, logo as lâmpadas frias são as mais indicadas. Com a iluminação adequada, o consumidor terá o desejo de permanecer mais tempo na loja.


6 - ILUMINAÇÃO COLORIDA


Com a iluminação de LED, pode-se mudar o tom do ambiente e também dos itens contidos na loja, apenas com um controle remoto. Se bem estudada, a iluminação com tons diferentes pode completar o visual dos produtos nas vitrines, deixando um efeito diferente e fantástico no ambiente. Porém, deve-se tomar cuidado, pois a loja não deve ser inteira com tons coloridos, deve ser dado foco somente em alguns itens da vitrine, por exemplo.

E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação em comércios? Então converse com a gente e faça já o seu orçamento sem compromisso.

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