Uma boa iluminação transmite aos pacientes um ambiente acolhedor e confortável, além de aprimorar o trabalho do médico na clínica. É por isso que no blog de hoje será abordado algumas informações essenciais sobre iluminação em consultórios, e também dicas sobre a hora de decorar, aliando bom gosto e funcionalidade. Confira!
1 - ILUMINAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADA AMBIENTE
A cor da iluminação é essencial para a decoração, por proporcionar um ambiente aconchegante para os clientes. A temperatura da cor tem um papel fundamental, pois são elas que deixam o ambiente mais azulados ou mais amarelados conforme a medida em Kelvin, às que possuem valores menores são mais amarelas e às com valores maiores são mais azuladas. Cada ambiente precisa de uma temperatura diferente, por exemplo, na recepção, o ideal é investir em uma lâmpada branco-amarelada, que tenha temperatura de 2800 a 3000 K. Caso for disponibilizar jornais e revistas, pode-se precisar de uma iluminação auxiliar, como luminárias e abajures. No ambiente onde acontece os atendimentos, é necessário uma iluminação mais fria, que varie de 4000 a 5000 K, para um local mais claro e que transmita a sensação de limpeza.
2 - CARACTERÍSTICA DO LOCAL PARA UMA ILUMINAÇÃO IDEAL
Tudo vai depender da estrutura do local. Se o espaço tiver janelas grandes, paredes e pisos claros, não terá necessidade de uma iluminação tão intensa durante o dia. Porém se for fechado e a decoração for em tons mais escuros, será ainda mais essencial pensar em um projeto bem elaborado de iluminação. Então a dica é, antes de sair comprando lustres ou lâmpadas, verifique como é o seu ambiente, a quantidade de janelas, a incidência de luz solar no cômodo e as cores dos móveis e das paredes, pois quanto mais usar luz natural, melhor será a iluminação do consultório e menor o custo de energia.
3 - LED
A melhor opção é a luz de LED, mesmo sendo um pouco mais cara, essa lâmpada possui uma vida útil maior que as demais, além de gastar menos energia e promover uma iluminação eficiente. O LED não possui substâncias poluentes, como é o caso das lâmpadas fluorescentes que têm chumbo e mercúrio (metais que não podem ser descartados em aterros comuns e que podem prejudicar nossa saúde.
4 - ILUMINAÇÃO DINÂMICA
No sistema de iluminação dinâmica, a temperatura e a intensidade da luz são modificadas de forma automática ao longo do dia, equilibrando a iluminação quente e fria. Dessa forma, pode-se alterar a iluminação do ambiente, conforme for passando as horas e deixar os pacientes com mais conforto.
5 - NORMAS PARA ILUMINAÇÃO EM ÁREA MÉDICA
De acordo com a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1, em salas para atendimentos médicos, a iluminância mantida deve ser de 500 lux, o índice limite de ofuscamento unificado 16 UGR e o índice de reprodução de cor mínimo deve ser de 90, além do Tcpde no mínimo 4000 K.
E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação em consultórios? Então converse com a gente e faça o seu orçamento sem compromisso.