top of page

COMO TER UMA BOA ILUMINAÇÃO EM SEU RESTAURANTE?

Foto do escritor: Carlos AugustoCarlos Augusto


Para um restaurante ser considerado bom, vários fatores são analisados pelos clientes, dentre eles, a iluminação do ambiente. Uma iluminação adequada é imprescindível para que o consumidor tenha uma boa impressão do estabelecimento. Além de atrair a clientela, a iluminação pode influenciar o tempo que as pessoas permanecerão no restaurante, o aspecto que deixa a aparência da comida, a atmosfera do local, o intensificado das texturas e cores do ambiente e assim por diante. Toda a iluminação vai depender da proposta do seu restaurante, se vai ser buffet ou à la carte, se é um local mais pra jantares românticos ou para um café, se abre durante o dia ou apenas a noite, entre outros fatores.


No blog de hoje, vamos dar algumas dicas que independente do tipo de restaurante que for abrir, você vai precisar para ter uma boa iluminação. Confira!


1 - PLANEJAMENTO / PROJETO

Um bom planejamento é a garantia para se ter um projeto de iluminação bem executado, aproveitando e destacando o que tem de melhor no restaurante. Defina o que quer transmitir no seu negócio, qual mensagem e sensações você quer passar do local. Desse modo, a estratégia do seu projeto de iluminação vai ser um sucesso. Além do mais é neste momento que você consegue mensurar as despesas e encontrar as maneiras de economizar energia.


2 - ILUMINAÇÃO COERENTE

Cada projeto de iluminação é único, pois tudo vai depender do estilo que seu restaurante será. Sendo assim, uma dica dica importante é colocar em mente qual a proposta do seu negócio e pensar na iluminação que mais combina. Não esqueça que a iluminação além de fazer sua principal função que é iluminar/clarear o ambiente, também compõe a decoração do espaço. Um restaurante à la carte, por exemplo, pede uma iluminação mais sofisticada que deixe o ambiente mais aconchegante pro cliente se sentir à vontade, já um fast food, a iluminação pode ser mais clean e intensa para apresentar agilidade e praticidade. Mas relembrando, tudo depende do estilo do local, cada caso é um caso.


3 - ANALISE SEU PÚBLICO ALVO

Estude o seu público, conhecer os futuros clientes do seu estabelecimento ajudará a definir a melhor iluminação. Se o restaurante oferecer opções de refeições mais em conta, por exemplo, deixar o espaço muito requintado pode afastar a clientela. Se os clientes gostarem do ambiente, provavelmente vão tirar fotos e postar nas redes sociais, ajudando na divulgação da sua empresa. Então capriche no estilo seu público!


4 - MODELOS DE LÂMPADAS

Essa dica é muito importante, porque além das lâmpadas cumprirem com a função de deixar o ambiente com a iluminação adequada para o estilo do restaurante, também serve como objeto de decoração. Quando for comprar as lâmpadas, atente-se na temperatura e na intensidade delas. Geralmente, luzes mais claras remetem a rapidez, excelente opção para lugares pra refeições rápidas. Já luzes mais amareladas deixam o ambiente mais aconchegante, estimulando o apetite e aumentando o tempo do cliente no ambiente, ótima opção para restaurante à la carte.


5 - FUNÇÕES DA LUZ

As lâmpadas podem criar contrastes no local, por isso para não deixar a iluminação pobre, sem nada de diferente, aposte em diferentes intensidades de luz. Misturando pontos focais com iluminação indireta, você consegue realçar detalhes na decoração, na mesa dos clientes ou para ajudar na setorização do espaço.


6 - ILUMINAÇÃO NA FACHADA

Muitas pessoas chegam até o local simplesmente por terem se identificado com a fachada, por isso durante o planejamento, não se esqueça de caprichar na fachada, ela deve ter o estilo do seu restaurante e um jogo de luzes bem atrativo visualmente.


7 - ILUMINAÇÃO É INVESTIMENTO

Tenha em mente que a iluminação do teu estabelecimento terá certo gasto, tanto na compra quanto na manutenção. Porém é um investimento que vale a pena, é o cartão de visita do seu restaurante, é parte do estilo do ambiente que você quer ser reconhecido. Então uma boa iluminação é um diferencial do local para que as pessoas aprovem e retornem.


8 - CONTE COM UM PROFISSIONAL

Com todas as dicas em mente, converse com um profissional da área, ouça as sugestões, aprimore suas ideias, mostre o estilo que deseja e deixe o projeto nas mãos do responsável. Outro ponto é ter o conhecimento de todas as normas de regulamentação para restaurantes e o conhecimento técnico para que você não tenha problemas. Por isso, procure por um profissional de confiança que se preocupe com esses detalhes.


E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação de restaurante? Então converse com a gente e faça o seu orçamento sem compromisso.

Commenti


bottom of page