top of page

DICAS DE ILUMINAÇÃO EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

Foto do escritor: Carlos AugustoCarlos Augusto

Um ambiente com má iluminação pode causar perturbações oculares, dor de cabeça, falta de energia, desânimo, estresse ou até depressão. É por isso que devemos dar a devida importância para a iluminação correta em nossas casas e locais de trabalho. Uma clínica odontológica precisa de uma luminosidade certa para que o trabalho seja de qualidade, seja eficiente e deixe tanto os pacientes, quanto os dentistas confortáveis. No blog de hoje abordaremos alguns pontos para deixar a iluminação da sua clínica odontológica perfeita para todos.


1 - AMBIENTE VISUAL

A clínica odontológica deve ser um ambiente tranquilo e acolhedor, os pacientes devem se sentirem em casa, sem nervosismo ou medo. Para que o local seja assim, deve-se ter uma boa iluminação, utilizar o máximo de luz natural possível e potencializar a artificial, para que o espaço seja explorado da melhor forma.


2 - CÔMODOS DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Para uma excelente iluminação, deve-se separar a luminosidade por necessidade de cada ambiente.


Recepção: recomenda-se lâmpadas com tons quentes para que os pacientes se sintam confortáveis e relaxados durante a espera, dependendo do tamanho da sala, pode-se optar por painéis LED embutidos. Lembrando que será necessário uma iluminação auxiliar para não atrapalhar o desempenho da recepcionista/secretária;


Corredores: deve-se ter uma iluminação com temperatura próxima à luz natural, ou seja, tons neutros, para evitar possíveis quedas ou acidentes. Pode-se também instalar sensores de movimento para as luzes acender só quando tiver alguém passando pelo local;


Gabinete do dentista: este é o local em que se deve dar maior ênfase, pois é onde o dentista irá realizar todo seu trabalho. Recomenda-se luzes de temperatura fria, montagem de painéis LED reguláveis, para que possa ser ajustado a intensidade da luz de acordo com as necessidades.


3 - CRITÉRIOS PARA UMA BOA ILUMINAÇÃO NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Sempre que possível substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo energético, apesar de serem mais caras, com pouco tempo irá compensar em relação a conta de luz. Tente utilizar o máximo de iluminação natural possível, levando em consideração que a luz natural não é constante, então invista muito bem na sua luz artificial também.


E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação em clínicas odontológicas? Então converse com a gente e faça um orçamento sem compromisso.

Comments


bottom of page