top of page

ILUMINAÇÃO EM FACULDADES E ESCOLAS

Foto do escritor: Carlos AugustoCarlos Augusto

Uma boa iluminação é indispensável em qualquer lugar, mas quando se trata de um ambiente educacional, é ainda mais importante, pois a luz ou a falta dela, pode prejudicar tanto a saúde dos estudantes, como também afetar o desempenho acadêmico deles. Hoje será abordado alguns detalhes que não podem ser esquecidos ao montar um projeto de iluminação para escolas e faculdades. Veja!


1 - SIGA AS NORMAS

De acordo com a NBR ISO/CIE 8995-1, em salas de aula comuns, toda a sala é considerada uma área de trabalho. Iluminância mantida: 300 lux para escolas primárias e secundárias, 500 lux para aulas noturnas e educação de adultos. Esses valores são indicados para que os alunos tenham uma boa visibilidade e ao mesmo tempo não gere incômodo para as vistas.


2 - USE AS LUMINÁRIAS COM ALETAS

Deve-se sempre priorizar o conforto visual dos alunos para que tenham um bom desempenho acadêmico. O uso de lâmpadas tubulares LED em luminárias com refletor e aletas permite minimizar o desconforto visual e aumentar o fluxo luminoso. Aletas espelhadas normalmente ajuda no melhor aproveitamento de fluxo, mas isso deve ser analisado conforme a disposição de cada ambiente.


3 - DETERMINE A TEMPERATURA DAS LÂMPADAS

A temperatura das lâmpadas devem ser escolhidas de acordo com o ambiente, recomenda-se aproximadamente 4000 K, que é uma temperatura mediana. Temperaturas abaixo de 4000 K, mais amarelas, deixam o ambiente muito confortável, podendo dar sono e tirar a atenção dos alunos.


4 - ESCOLHA A ILUMINAÇÃO CONFORME O AMBIENTE

A iluminação não pode ser a mesma em cada lugar da escola ou faculdade. Por exemplo, na sala de aula, a parte que fica a lousa, precisa-se de uma incidência maior de luz, então a distância entre as lâmpadas em cima da lousa deve ser menor do que no restante da sala. Desse modo, os alunos que estão mais distantes não terão dificuldades de enxergar por conta da luminosidade. Já locais como pátios e corredores, deve-se levar em consideração o pé direito e o fluxo do local.


5 - ESCOLHA A LÂMPADA IDEAL

Geralmente a lâmpada mais recomendada para sala de aula é a LED tubular. Usa-se muito esta opção em ambientes que precisam de iluminação difusa e abrangente. Além de ter uma excelente iluminação, as lâmpadas LED tubulares economizam até 60% quando comparada às fluorescentes e duram aproximadamente 25 mil horas. Por não possuírem compostos químicos, no momento da instalação não precisa de reator, além de facilitar o processo de descarte.


E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação escolas e faculdades? Então converse com a gente e faça um orçamento sem compromisso.

Comments


bottom of page