A manutenção elétrica industrial é essencial, pois sem ela nada funciona. A perda de energia é uma das principais causas de falhas de maquinários, paradas na produção e por consequência prejuízos financeiros. Ainda sendo tão necessária, a manutenção elétrica é muitas vezes deixada de lado. Veja abaixo alguns itens sobre o programa de manutenção elétrica industrial.
1 - IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA
Incêndios podem ser causados por produtos defeituosos, mas também pela falta/falha da manutenção de equipamentos elétricos, por exemplo, cabos de extensão mal aplicados, fiação instalada de forma incorreta ou até mesmo circuitos sobrecarregados. É normal que com a ação do tempo o equipamento sofra deterioração, causando eventuais falhas. Porém, com a manutenção preventiva apropriada, esse tipo de deterioração seja retardada. A periódica manutenção pode prevenir também equipamentos com excessos de cargas, alteração das tensões, alterações de circuitos, entre outros.
2 - MONTAGEM DO PROGRAMA
Ação preventiva para manutenção elétrica industrial:
Avaliar reparos e falhas para prevenção de problemas futuros;
Inventário de peças para reposição;
Inspeções de rotina;
Treinamento de funcionários;
Registros dos trabalhos feitos;
Inspeção de medidas corretivas;
Gestão comprometida;
Fazer análise de prioridades de manutenção.
Etapas a seguir:
Desenvolver um plano para lidar com vários imprevistos elétricos;
Listar todos equipamentos e sistemas;
Desenvolver um sistema de monitoramento;
Observar qual equipamento e sistema são os mais críticos.
3 - SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA
Normalmente um sistema de distribuição elétrica é composto por fiação, disjuntores, fusíveis, transformadores e uma rede de circuitos. E o equipamento deve ser avaliado termicamente e fisicamente. Sendo eles: transformadores, disjuntores, interruptores, relés, fusíveis, dutos, motores, ventiladores, quadros e painéis. Durante a inspeção, deve-se analisar pontos de corrosão, estado da fiação, fusíveis e circuitos queimados, além de analisar pontos quentes.
As lâmpadas devem ser protegidas, para evitar serem quebradas e criar faíscas (um potencial de incêndio). Luzes piscando ou ficando mais escuras podem indicar um curto-circuito na fiação, então a atenção para esses detalhes deve ser redobrada.
Em cabos e fios, procure usar adaptadores em áreas molhadas, observe pontos de sobrecarga, veja se há pinos faltando, corrija as emendas e troque os cabos com danos.
A sala que se mantêm os equipamentos elétricos deve ser separada, com temperatura controlada, ambiente ventilado, limpo e seco para evitar degradação dos materiais. A sala também deve ser muito bem vedada para se manter livre de insetos que possam degradar a fiação ou qualquer outro equipamento e causar um incêndio.
O programa de manutenção elétrica trará mais segurança, menor custo de possíveis reparos e menos tempo de inatividade do equipamento.
E aí, interessou-se em saber mais sobre programa de manutenção elétrica industrial? Então converse com a gente e faça o seu orçamento sem compromisso.
Comments