![](https://static.wixstatic.com/media/4658ce_e75baa2de11d44b49fc0510f1c7a7c5c~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_476,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/4658ce_e75baa2de11d44b49fc0510f1c7a7c5c~mv2.jpeg)
Com o mercado competitivo atual, os estabelecimentos comerciais precisam contar com diferenciais para atingir seus objetivos de crescimento e lucratividade. Desse modo, uma iluminação funcional, moderna e estimulante contribui para a empresa sair com vantagens em relação aos concorrentes. Um ambiente com iluminação correta, por exemplo, ajuda os clientes a escolherem de forma inteligente seus produtos, além de deixá-los à vontade em suas compras. Abaixo você irá conhecer mais sobre como deixar seu supermercado mais atrativo com a iluminação da forma certa!
1 - A FUNÇÃO DA ILUMINAÇÃO EM SUPERMERCADOS
A iluminação é essencial na imagem de um supermercado diferenciado e também no destaque dos produtos e das marcas. O design da iluminação não trata apenas de melhorar a aparência e o apelo das mercadorias, mas também afeta na sensação do espaço.
2 - ATRAINDO OS CLIENTES COM AS CORES CERTAS
A iluminação com diferentes temperaturas de cor e pontos de foco aumenta a atratividade pelos produtos que se quer dar destaque, deixando as cores naturais e realçando determinados tons.
3 - SEÇÕES DO SUPERMERCADO
Hortifruti: geralmente essa seção do supermercado é mais centralizada no projeto de iluminação. As cores amarelo, laranja, vermelho e verde de produtos frescos atraem a atenção dos consumidores para comprá-los;
Carnes e frios: nessa seção é importante usar uma iluminação que mostre o frescor ao mesmo tempo que exibe os itens de uma maneira que não engane os clientes sobre as condições em que se encontram. A fonte de iluminação para carnes e frios devem realçar os elementos que são brancos e enfatizar os tons vermelhos.
Peixes e laticínios: esses produtos são comercializados em lugares especiais com baixas temperaturas, desse modo é importante usar luz branca fria para transmitir a sensação de frescor.
Padaria e confeitaria: a iluminação desta seção pode ser favorecida com tons quentes e acastanhados para apresentar um aspecto crocante, evidenciando as cores dos produtos.
4 - SOBRE O PROJETO DE ILUMINAÇÃO PARA SUPERMERCADO
A iluminação difusa por todo o mercado garante uma sensação de bem-estar ao consumidor, deixando-os confortáveis e por consequência aumentando o tempo dentro do ambiente. Usando o contraste é possível criar hierarquias visuais dentro do local, enfatizando determinados produtos em relação aos outro em termos de luz geral. A iluminação focalizada pode ajudar as áreas que são executadas tarefas como por exemplo balcões e caixas.
O momento da conclusão de venda do varejo é o mais importante, pois é necessário agilidade. Para isso deve-se ter uma boa visibilidade nas medições, leitura de códigos de barras e pagamentos, portanto sombras e brilhos devem ser eliminados da iluminação.
E aí, interessou-se em saber mais sobre iluminação em supermercados? Então converse com a gente e faça o seu orçamento sem compromisso.
Comments